"SEJA BEM VINDO"

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

LANÇA OS TEUS CUIDADOS AO SENHOR

“LANÇA OS TEUS CUIDADOS AO SENHOR”

(SALMO 55.22) “LANÇA O TEU CUIDADO SOBRE O SENHOR, E ELE TE SUSTERÁ; NUNCA PERMITIRÁ QUE O JUSTO SEJA ABALADO.”

Todos nos enfrentamos problemas e dificuldades na nossa vida. Jesus deixou bem claro que no mundo teríamos aflição (João 16.33), ou seja, passaríamos por diversas provações. Mas existem muitas pessoas que já não mais conseguem dar conta de todos os seus problemas. Por isso a Bíblia nos convida a lançar nossos fardos, cargas e cuidados sobre o Senhor (Salmo 55.22; 1 Pedro 5.7).

Neste salmo, Davi fala a respeito da rebelião de absalão e da traição de Aitofel (2 Samuel 15 a 18). No mesmo encontramos as emoções de Davi misturadas com tribulação, indignação e confiança. Podemos dividi-lo em 3 partes:
1 – TRIBULAÇÃO: Davi faz sua oração a Deus (vers. 1-3), descrevendo a sua perseguição (vers. 3-5), e expressando o seu desejo por salvação e descanso (vers. 6-8).
2 – INDIGNAÇÃO: Davi fala da opressão e engano na cidade, e pede a destruição de seus inimigos (vers. 9-11, 15). Fala a respeito de um que outrora era amigo, agora, porém inimigo (12-14)
3 – CONFIANÇA: Davi expressa a sua certeza de que Deus responderá a sua oração (vers. 16-19). Mais uma vez fala do amigo falso (vers. 20,21) e conclui com palavras de exortação (vers. 22) e certeza (vers. 23).

Davi era uma pessoa como eu e você. Possuía traços de caráter positivos e negativos, teve seus momentos de altos e baixos e teve erros e acertos, porém, Davi era uma pessoa que buscava a Deus de todo o coração (Jeremias 29.11-14). Ele reconhecia que era pecador e vivia na dependência do perdão de Deus. Davi amava a palavra de Deus e se orientava por ela. Davi se destacou acima de tudo por causa de seu anseio pela salvação de Deus, ele desejava o seu SALVADOR.
Neste salmo nos vemos Davi enfrentando grandes dificuldades, mas ele estava colhendo o que havia plantado. Entendemos que Davi cometeu pecados e alcançou o perdão de Deus, mas as conseqüências do pecado ficaram.

A Bíblia nos ensina:
Jesus nos perdoa dos nossos pecados: (1 João 1.9) “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Mas não tem como fugir da lei da semeadura: (Gálatas 6.9) “Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”
Quando lemos os salmos de numero 32 e 51 nos vemos que Davi se arrependeu, em 2 Samuel 12.13 vemos que ele tinha certeza do perdão de Deus, mas em 2 Samuel 12. 9-11 compreendemos que as conseqüências ficariam.
Existem dois tipos de problemas que podemos enfrentar durante a nossa vida, os provocados por nos mesmo e os não provocados. Tanto Davi como outros personagens da Bíblia passaram por esses dois tipos, mas nos vemos Davi durante sua vida solucionando os seus problemas, independente dele mesmo te-los provocados ou não, confiando-os a Deus, ou seja, lançando os seus cuidados sobre o Senhor.

DIFICULDADES E DESEJO DE ESCAPAR (VERS. 1-8).
O salmista deseja ter uma visão aberta e uma resposta imediata da parte de Deus, pois ele estava inquieto e a lamentar-se.
Não desista diante do silencio de Deus. Em Mateus 15.22-28 lemos sobre uma mulher cuja filha estava miseravelmente endemoninhada. Aquela mulher clamou a Jesus pedindo a sua misericórdia e sua ajuda, mas diante do clamor daquela mulher Jesus não lhe respondeu palavras, ou seja, ficou em silencio. Quantas vezes nos ficamos diante da mesma situação, buscamos ao Senhor e Ele fica em silencio. Quem sabe você esta passando por essa situação hoje, Deus esta em silencio e você já não sabe mais o que fazer quem sabe até mesmo as suas forças estão se esgotando e sua esperança se acabando e você esta a ponto de desistir de tudo. Veja que aquela mulher diante do silencio de Jesus ela continuou a clamar. Quem sabe Jesus esta testando a sua paciência. O Salmo 40.1 nos ensina “Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.” Diante da insistência daquela mulher Jesus disse: “Não convém tirar o pão dos filhos e da-lo aos cachorrinhos.” Primeiro Jesus ficou em silencio e depois a menosprezou, mas ela demonstrou a sua fé quando disse: “Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.” Jesus então elogiou a sua grande fé e curou a sua filha. Eu tenho a certeza que se você continuar insistindo em seu clamor, Jesus vai te dar vitoria, pois como expressou a mulher Cananéia, bastam migalhas da misericórdia do Senhor para que satisfaça todos os nossos clamores.

Davi expressa a dor de seu coração, ele estava vivendo uns dos momentos mais difíceis da sua vida, sendo ele um guerreiro sempre procurava conhecer os seus inimigos antes de qualquer batalha. Mas a ocasião agora é diferente, pois quem se levanta contra a sua vida e alguém que estava ao seu lado, um amigo, que o acompanhou em diversos momentos de alegria e dor. Como isso já não fosse o bastante, esse amigo que agora se tornou seu inimigo estava se opondo a Davi juntamente com o seu filho Absalão.
Aprendi que precisamos ficar preparado para surpresas, pois nem tudo é o que parece. Quantas vezes se enganamos a respeito de algumas pessoas. Coloquemos a nossa confiança em Deus e oremos para que Ele nos revele as pessoas que realmente estão do nosso lado.
A dor era tão grande que seu coração faz um desesperado esforço para escapar, em fantasias. Queria mudar a sua condição e transformar-se numa pomba, a habitar em lugares quietos e afastados dos homens. Davi representa um homem cansado que, a lutar desesperadamente para obter abrigo e segurança, encontra-se espancado em meio a uma súbita tempestade.
O desejo de escapar da realidade é uma realidade na vida de muitos.
O voar para longe (DO DEVER, DA DISCIPLINA OU DE DEUS) é muito saliente nas escrituras, e é um fator básico do interminável desassossego e descontentamento do homem. Mas isso é inútil, pois o salmo 139 nos ensina que ninguém se esconde de Deus.
Temos na Bíblia ocasiões em que fugir foi preciso (Mateus 2.13-18), mas Davi queria fugir, enquanto deveria lutar. Deus não nos chamou para ficarmos fugindo das lutas, provações, perseguições ou adversidades da vida. Deus não vai te dar asas para fugir, mas vai dar força e capacidade para você lutar e vencer. Ele não vai te livrar do problema, mas estará contigo e te dará vitoria.

Eu te convido a lançar os teus cuidados ao Senhor, e certamente Ele te susterá, e nunca permitirá que você seja abalado. Deus neste momento te toma pela tua mão direita e te diz: NÃO TEMAS, QUE EU TE AJUDO (Isaías 41.10)

Fontes:
Bíblia de Estudo Explicada
Bíblia da Estudo Macarthur