"SEJA BEM VINDO"

sábado, 24 de novembro de 2012

VENCENDO A ANSIEDADE

Acabei de chegar do culto de Ensino, onde o pastor Marcos Querino ensinou sobre a Ansiedade. A leitura inicial foi feita na Primeira Carta do Apostolo Pedro Capitulo 5 nos versículos 6 ao 9 e baseado no versículo 7 “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” ensinou como vencer a ansiedade.

A ansiedade está no topo da lista dos grandes males que afligem a sociedade dos nossos dias. Acontecimentos pavorosos por toda parte, têm levado inúmeras pessoas a se preocuparem com a segurança e o futuro. Se nem mesmo os policiais tem segurança, quanto menos um simples civil.
Mesmo entre os crentes em Jesus, há os que se deixam dominar pela ânsia, agitação e medo, anulando assim a fé em suas vidas. O Senhor Jesus, em seus ensinos, revelo-nos o caminho para vencermos a ansiedade, demonstrando que o Deus que cuida das aves e dos lírios do campo, é o mesmo que cuida de nós com seu imenso amor. Para tanto basta confiarmos Nele e buscarmos seu reino e sua justiça em primeiro lugar.

(Mateus 6.25-34) “Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

O QUE É A ANSIEDADE?
O termo original (no grego) em Mateus 6.25 é traduzido por “CUIDADOSO” (ARC) e “ANSIOSO” (ARA), significa “ESTAR INDEVIDAMENTE PRE-OCUPADO”, “TER ANSIEDADE” ou “ESTAR EM ANSIEDADE DESNECESSARIA”.
Ansiedade é estado emocional de inquietação, medo e perturbação do sistema nervoso central. A ansiedade é conhecida como a causa de muitas doenças, principalmente as gástricas (estômago). A pessoa ansiosa se pré-ocupa, ou seja, se ocupa antes do tempo, antecipa sofrimentos, vive hoje problemas de amanhã, é inquieta e nervosa.
A palavra grega traduzida por “ANSIOSOS” significa “ATRAIDOS PARA DIREÇÕES DIFERNETES”. Nossa esperanças nos puxa para um lado, nossos medos para outro e a tensão torna-se insuportável. O sentido da palavra ansiedade é associado a “ANGUSTIA”, que significa “APERTO”

DOIS TIPOS BASICOS DE ANSIEDADES:
ANSIEDADE NATURAL: Este tipo de ansiedade relacionado à natureza ajuda a se preparar para certos desafios. Essa ansiedade se caracteriza por um sentimento positivo de preocupação advindo das prementes responsabilidades do individuo.
ANSIEDADE CRÔNICA: Esta forma de ansiedade é doentia, crônica e responsável pelo mal-estar físico e psíquico do individuo. Apresenta diversas reações orgânicas, como a sudorese, fadiga, cefaléia (dor de cabeça), taquicardia, nervosismo. Como doença emocional manifesta-se: a fobia, a insônia, o estresse, a confusão mental, a inquietude, entre outros. Mesmo na vida cristã, a ansiedade crônica é um estorvo, pois os sintomas emocionais e físicos, de uma forma ou outra, afetam a vida espiritual do crente. Entre os sintomas da vida cristã podemos destacar: dificuldades de meditar na palavra de Deus fruto de inquietude; fé vacilante, etc.

CAUSAS DA ANSIEDADE.
1 - FÉ VACILANTE: A fé vacilante em Deus é a principal causa da ansiedade (Mateus 6.30-34). Uma fé fraca e inconstante pode resultar em uma serie de “MEDOS”. São sentimentos de grande inquietação ante um perigo REAL ou IMAGINARIO:
MEDO DO INSUCESSO.
MEDO DE ENFERMIDADES.
MEDO DE REJEIÇÃO.
MEDO DE PERDER O EMPREGO.
MEDO DE FALÊNCIA.
MEDO DO FUTURO.
E ATÉ MEDO DA MORTE.

2 - CUIDADOS EXCESSIVOS COM A VIDA.
CUIDADOS COM A ASCENSÃO SOCIAL: Querendo ou não, em algumas situações, somos forçados há competir o tempo todo. Na vida profissional, por exemplo, muitos disputam promoções, nem sempre de forma leal. O esforço para se manter em constante ascensão social e profissional é uma das principais causas da ansiedade no mundo moderno.
No primeiro livro de Samuel capitulo 18 e versículos 6 ao 16 vemos que a inquietude ansiosa de Saul em razão do sucesso de Davi, trouxe ao Rei intensa perturbações e sérios problemas de ordem física, mental e espiritual.

(1 Samuel 6-16) “Sucedeu, porém que, retornando eles, quando Davi voltava de ferir o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando alegremente, com tamboris, e com instrumentos de música. E as mulheres, dançando, cantavam umas para as outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares. Então Saul se indignou muito, pois aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares atribuíram a Davi, e a mim somente milhares; que lhe falta, senão só o reino? Daquele dia em diante, Saul trazia Davi sob suspeita. No dia seguinte o espírito maligno da parte de Deus se apoderou de Saul, que começou a profetizar no meio da casa; e Davi tocava a harpa, como nos outros dias. Saul tinha na mão uma lança. E Saul arremessou a lança, dizendo consigo: Encravarei a Davi na parede. Davi, porém, desviou-se dele por duas vezes. Saul, pois, temia a Davi, porque o Senhor era com Davi e se tinha retirado dele. Pelo que Saul o afastou de si, e o fez comandante de mil; e ele saía e entrava diante do povo. E Davi era bem sucedido em todos os seus caminhos; e o Senhor era com ele. Vendo, então, Saul que ele era tão bem sucedido, tinha receio dele. Mas todo o Israel e Judá amavam a Davi, porquanto saía e entrava diante deles.”

CUIDADOS EXCESSIVOS COM A VIDA: Muitos compram uma casa pequena hoje, desejam outra maior amanhã, depois uma mansão, e mais tarde um castelo.

(Provérbios 15.16) “Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietação.”

Segundo a bíblia devemos viver uma vida piedosa e cheia de contentamento.

(Filipenses 4.11-13) “Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”

(1 Timóteo 6.6-10) “E, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento. Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar; tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes. Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”

COMO EVITAR A ANSIEDE.
A bíblia afirma que Deus deve estar em primeiro lugar em nossas vidas. Quando assim o fazemos não precisamos nos preocupar sobre o que iremos comer, beber ou vestir. Tal inquietação é infrutífera e inadequada para o crente e é sinônimo de incredulidade. O Senhor se apraz em suprir todas as nossas necessidades.

(Filipenses 4.19) “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”

Quanto às riquezas que acumulamos nesta vida são perecíveis, mas as que ajuntamos no céu são perenes.

(Mateus 6.19-21) “Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”

(Lucas 12.16-21) “Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.”

COMO VENCER A ANSIEDADE.

O QUE FAZER QUANDO ESTAMOS ANSIOSOS?
Devemos pedir a Deus que nos dê sua paz e nos conceda sabedoria para fazermos o que é certo ao resolvermos os problemas que nos afligem.

(Filipenses 4.6,7) “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”

Deus conhece todas as nossas necessidades primarias e também nos socorre nas angustias e tribulações.
Nosso maior anseio deve ser a presença de Deus e a busca do seu Reino. Não se preocupe com as demais coisas! Descanse no Senhor! Coloque fim a toda ansiedade que procura tirar a sua paz e prejudicar sua comunhão com Deus.

(Salmo 37.1-7) “Não te enfades por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde. Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.”

(Mateus 11.28-30) “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.”

Fontes:
Bíblia de Estudo Explicada.
Bíblia de Estudo Macarthur.
Lições da Bíblia - Males que Afligem o Ser Humano

QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário