“CONSELHOS, ESCOLHAS E CAMINHOS”
TEXTO: ECLESISASTES 11.9,10; 12.1; 2 CRÔNICAS 24 E 25
“Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo.
Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade.
Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles;” (ECLESISASTES 11.9,10; 12.1)
Quando lemos o vers. 9 onde diz: Alegra-te... e Deus te pedira contas ou te trará o juízo. Esses dois termos parecem se anular mutuamente. Como explicar isso? A resposta é: Desfrute a vida, mas não cometa iniqüidade. O equilíbrio está em se alegrar com responsabilidade e não se entregar ao pecado. O prazer é experimentado em fé e obediência, pois como Salomão tantas vezes repetiu o homem só pode alcançar a verdadeira satisfação como um dom de Deus.
Quando lemos a palavra vaidade no versículo 10, o pregador está dizendo: aproveita a juventude e a mocidade enquanto você pode porque a vida é passageira.
LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR - Lembre-se de que você é propriedade de Deus, por isso, entregue a sua vida para o servi-lo desde o inicio de seus anos e não no final, quando a capacidade de servir torna bastante limitada.
Deus nos aconselha, para que façamos as escolhas certas e sigamos para ao caminho da vida.
“Tinha Joás sete anos quando começou a reinar, e reinou quarenta anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zíbia, de Berseba. E Joás fez o que era reto aos olhos do Senhor por todos os dias do sacerdote Joiada.” (2 Crônicas 24.1,2)
No livro de 2 Crônicas capitulo 24 e 25 conta-nos a historia da vida do Rei Joás.
QUEM FOI JOÁS?
Rei de Judá tinha sete anos quando chegou ao trono. Era filho do Rei Acazias e sua mãe chamava-se Zibia (2 Reis 11.2; 12.1). Quando seu pai foi morto por Jeú, Atalia, sua avó, usurpou o poder. Mandou matar todos os descendentes da família real; Jeoseba, porém, tia do garoto, o escondeu no Templo, onde seu marido Joiada era o sumo sacerdote. Naquele local, o menino foi bem criado e conheceu a Lei do Senhor, até que Joiada decidiu que já tinha idade suficiente para ser apresentado ao povo e assumir o trono, com apoio de alguns oficiais do exército (2 Crônicas 24.1-3).
“Então joiada fez aliança entre o Senhor e o rei e o povo, que seriam o povo do Senhor. Fez também aliança entre o rei e o povo” (2 Reis 11.17). Os judeus então derrubaram o templo dedicado a Baal. Enquanto Joás crescia e governava a nação, o escritor dos livros de Crônicas comenta: “Fez Joás o que era reto aos olhos do Senhor todos os dias em que o sacerdote joiada lhe dirigia” (2 Reis 12.2). Durante o tempo em que foi influenciado pelo sumo sacerdote, Joás ordenou que o Templo fosse reformado (2 Crônicas 24.8-14).
Lamentavelmente, assim que o fiel sacerdote Joiada morreu, o rei foi influenciado por outros lideres e não pelos sacerdotes e, como os seus antecessores, envolveu-se com cultos pagãos (2 Crônicas 24.15-18). O Senhor enviou profetas para o adverti-lo sobre os perigos de seus atos, mas ele não deu atenção. Um desses mensageiros foi Zacarias, filho de Joiada. O Espírito do Senhor desceu sobre ele, o qual falou aos judeus, a fim de advertir que o povo e o rei desobedeciam aos mandamentos de Deus. Por isso o Senhor os abandonaria, (2 Crônicas 24.20). Ao invés de se arrependerem, apedrejaram Zacarias até a morte, no próprio átrio do Templo; o rei Joás foi responsabilizado ele mesmo por esta ação (vers. 21,22). Conforme registra o escritor de Crônicas: “Porque Judá havia deixado o Senhor, Deus de seus pais. Assim executaram os Sírios os juízos de Deus contra Joás” (vers. 24). Dentro de um ano os Sírios invadiram Judá. Durante algum tempo o rei manteve-se ora de um conflito direto, pois enviou diversos presentes ao rei da Síria (2 Reis 12.17,18), mas finalmente foi morto por um grupo de oficiais de Jerusalém, depois que muitos tesouros foram mandados para damascos. Os oficiais o mataram porque havia ordenado a morte do profeta Zacarias (2 Crônicas 24).
QUEM FOI O SUMO SACERDOTE JOIADA?
Viveu durante os reinados de Acazias, Atalia e Joás, em Judá. Ele permaneceu fiel ao Senhor num dos períodos mais difíceis da história do reinado do Sul. Escondeu a Joás por seis anos no Templo para que não fosse morto pela sua própria avó. Liderou uma rebelião dos comandantes do exercito contra Atalia e apresentou a Joás como rei. Foi o tutor de Joás durante muito tempo, fez com que Joás liderasse ao Judeus numa nova consagração, numa cerimônia de renovação da aliança. Instruiu fielmente o jovem rei nos caminhos do Senhor e liderou a nação, dos bastidores, numa adoração fiel a Deus. Esta deveria ser a função continua dos sacerdotes; mas, assim como os reis, eram falíveis e, após a morte de joiada, parece que não havia ninguém que o substituísse, em termos de influência espiritual na corte real.
CONSELHOS - Opinião, parecer sobre o que convém fazer; aviso, advertência.
ESCOLHAS - Selecionar, adotar, optar, preferir, eleger.
CAMINHOS – Estrada, trilho, vereda.
(Provérbios 15.22) “Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem.”
Todos nos temos os nosso projetos, objetivos e sonhos. Para alcançá-los precisamos seguir os conselhos do maior conselheiro que já existiu, ou seja, JESUS CRISTO.
(Isaias 9.6) “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”
Sempre é bom seguir os conselhos de pessoas mais velhas que tem experiência na vida, mas principalmente dos servos de DEUS. Ouça os conselhos dos seus pais, do seu líder e do seu pastor, são pessoas que querem o seu bem.
EXISTEM OS BONS CONSELHOS E OS MAUS CONSELHOS.
Em 1 Reis 12.6,8, 13 diz que Roboão deixou os conselhos dos anciãos e seguiu os conselhos dos jovens que haviam crescido com ele, assim o reino de Israel foi divido em duas nações.
(Salmos 1,1) “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;”
Joiada em quanto viveu foi o conselheiro de Joás.
DEVEMOS DAR OUVIDOS AOS BONS CONSELHOS, MAS PRECISAMOS TOMAR AS NOSSAS PROPRIAS ESCOLHAS.
Deus criou o homem com o livre arbítrio, ou seja, com o direito de escolha.
Em Deuteronômio 30.19 esta escrito: “O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.” Deus nos apresenta a vida e a morte, a bênção e a maldição, mas nos aconselha que escolhamos a vida. Deus não nos tira o direito de escolha, mas Ele nos mostra os dois lados da moeda, ou seja, a vida e a morte. A escolha é nossa.
BOAS ESCOLHAS:
• Josué escolhe servir ao Senhor, não importando a escolha que o povo de Israel viesse fazer.
(Josué 24.14,15) “Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalém do Rio, e no Egito, e servi ao Senhor. Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”
• Daniel e seus amigos fizeram a escolha de não se contaminar com o manjar do rei Nabucodonosor.
(Daniel 1.8) “Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.”
• Maria escolheu se assentar aos pés de Jesus para ouvir a sua palavra.
(Lucas 10.38-42) “Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.”
QUE NOS POSSAMOS ESCOLHER SERVIR A DEUS, A NÃO SE CONTAMINAR COM AS COISAS DESTE MUNDO E TODOS OS DIAS ESTARMOS NA CASA DE DEUS OUVINDO A SUA PALAVRA.
MAS ESCOLHAS:
• Deus falou para Adão e Eva que eles poderiam comer de todas as arvores do jardim do Edem, menos a da arvore da ciência do bem e do mal. Eles escolheram comer do fruto da arvore proibida e desobedeceram a ordem de Deus.
(Genesis 216,17; 36) “Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.”
• Por causa da contenda que havia entre os pastores de Abraão e Ló eles tiveram que separar-se. Abraão disse para que Ló viesse escolher que lado ele iria, Ló olhou para as campinas do Jordão que era bela e foi para La. Mas aquela era a região de Sodoma e Gomora, cidades abomináveis aos olhos de Deus.
(Genesis 13.10-13) “Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar. E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma. Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.”
• Judas escolheu trair a Jesus por trinta moedas de prata.
(Mateus 26.14-16) “Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os principais sacerdotes,
15 e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.
16 E desde então buscava ele oportunidade para o entregar.”
NÃO DESOBEDEÇA A PALAVRA DE DEUS, NEM DEIXA A BELEZA DO MUNDO TE ATRAIR E MUITO MENOS TROQUE JESUS POR QUALQUER COISA DESTA VIDA.
Durante muito anos, o sacerdote Joiada tomou a maioria das decisões por Joás, inclusive as questões governamentais. Mas após a morte de Joiada, Joás não soube o que fazer. Deu ouvidos a conselhos que o levaram à impiedade. Em pouco tempo ordenou a morte de Zacarias, filho de Joiada, que foi usado por Deus para trazer uma palavra de juízo para ele. Joás era tão dependente de Joiada que há poucas evidencias de que ele tenha alguma vez estabelecido um verdadeiro relacionamento com o Deus a quem Joiada obedecia. Como muitos, o conhecimento de Joás a respeito de Deus vinha de uma fonte indireta. Este foi um bom começo, mas o rei precisava investir em um relacionamento pessoal com Deus, que seria duradouro e o levaria a rejeitar os maus conselhos que recebeu.
ASSIM COMO JOÁS, CAIMOS FREQUENTEMENTE NA MESMA ARMADILHA. COM FREQUENCIA SEGUIMOS UM CONSELHO TOLO SEM CONSIDERAR A PALAVRA DE DEUS.
AS ESCOLHAS QUE FAZEMOS REVELA O CAMINHO QUE SEGUIREMOS.
O termo CAMINHO deriva-se do fato que alguém que seguia uma estrada pública, o seu alvo e seus propósitos eram revelados pelo caminho que ele tomava. CAMINHO também é palavra usada de modo geral indicando a conduta de um individuo.
(Provérbios 14.12) “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.”
(João 14.6) “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
(Salmos 27.11) “Ensina-me, ó Senhor, o teu caminho, e guia-me por uma vereda plana, por causa dos que me espreitam.”
(Jeremias 6.16) “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele.”
(Atos1. 4 8,14) “Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.”
(Atos 2.1-4) “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.”
OS APOSTOLOS RECEBERAM UMA ORDEM DE DEUS PARA FICAREM EM JERUSALÉM ATÉ QUE DO ALTO FOSSEM REVESTIDO DE PODER. OS DISCIPULOS OUVIRAM O MAIOR CONSELHEIRO E FIZERAM AS SUAS ESCOLHAS (FICARAM EM JERUSALÉM), FORAM CHEIOS DO ESPIRITO SANTO E PERMANECERAM NO CAMINHO DA VIDA.
CONCLUSÃO:
Em muitas situações da sua vida você vai precisar e vai ouvir muitos conselhos, mas analise cada um segundo a palavra de Deus, pois segundo as suas escolhas você vai determinar o caminho que vai seguir. Cuidado com as suas escolhas de hoje, pois elas podem te impedir de escolher no amanha. Que Deus te abençoe e te ajude a fazer as escolhas certas para tua vida.
Fontes:
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudos Macarthur.
Quem é quem na Bíblia sagrada - Editora Vida.
O Novo Dicionario da Bíblia - Editora Vida Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário