Hoje estava no culto de oração, e após o louvor, lemos o texto 2 REIS 4.1-7 Onde fala da multiplicação do azeite da viúva. E falamos a respeito do Deus do Impossível.
“DEUS DO IMPOSSÍVEL”
(LUCAS 1.37) “Porque para Deus nada é impossível.”
Existe muita coisa aos nossos olhos que nos parece impossível, mas quando olhamos do ponto de vista de Deus, entendemos que para Ele nada é impossível. Olhamos para criação e vemos que bastava uma palavra de Deus para que algo viesse a existir. Olhamos ao nosso redor, e vemos que tudo segue seu curso de uma maneira tão perfeita que somente um Deus TODO PODEROSO poderia ter criado. O nosso Deus tem poder sobre todas as coisas e governa tudo segundo a sua vontade. O nosso Deus tem poder sobre o mundo espiritual, sobre as enfermidades e sobre a natureza. Ele pode hoje operar um milagre na tua vida.
(2 REIS 4.1-7) “Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos. Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos; deita azeite em todas essas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Então ela se apartou dele. Depois, fechada a porta sobre si e sobre seus filhos, estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. Cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Chega-me ainda uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. Então o azeite parou. Veio ela, pois, e o fez saber ao homem de Deus. Disse-lhe ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.”
Este texto conta a vida de uma mulher que havia ficado viúva e seu esposo lhe deixou uma divida da qual ela não podia pagar. O credor por direito segundo a lei Mosaica poderia escravizar a pessoa ou seus filhos se não recebesse o valor devido, isso até o ano do jubileu, quando se tornariam livres novamente (LEVITICO 25.39-41). E o credor foi até a mulher para lhe pedir os seus dois filhos como escravo para o pagamento da divida. Nós podemos analisar neste texto que o falecido e sua família eram temente a Deus, mas estavam passando por necessidades.
LIÇÕES DESTE TEXTO:
1- OS SERVOS DE DEUS PODEM PASSAR POR DIFICULDADES. (vers. 1)
(JOÃO 16.33) “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
Jesus nos deixou claro que enfrentaríamos aflições nesta vida.
SIGINIFICADO DE AFLIÇÃO: Diz o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é “estado daquele que está aflito; sentimento de persistente dor física ou moral; ânsia, agonia, angústia; profundo sofrimento”. Vem da palavra latina “afflictio,onis”, cujo significado é “aflição, inquietação, opressão”. A raiz da palavra é “-flig-”, que tem o sentido primordial de “bater, chocar, golpear”, mostrando, assim, que toda “aflição” é um golpe, um ataque, algo que abala a estabilidade de alguém.
Na maior parte das vezes, no Antigo Testamento, a palavra “aflição”, na Versão Almeida Revista e Corrigida, é tradução da palavra hebraica” ‘oniy” (עני), cujo significado é “problema”, “pobreza”, “miséria”. Já a palavra “aflições”, nas duas vezes em que aparece nesta versão no Antigo Testamento, é tradução, em Sl.34:19 de “ra’” (רע), cujo significado é “mal, maligno, adversidade” (também traduzida por “aflição” em outras passagens, como Sl.107:39) e em Sl.132:1, de” ‘anah” (ענה), cujo significado é “aquilo que abate, humilha, intimida, amedronta” (em Hc.3:7, há uma variação desta palavra traduzida por “aflição”, a saber,” ‘aven” – אןז).
Notamos, pois, que, no Antigo Testamento, a idéia de “aflição” está vinculada, precisamente à idéia de um confronto, de uma oposição, de algo que se põe contra alguém e que lhe traz abatimento, opressão e adversidade.
Em o Novo Testamento, a palavra “aflição” ou “aflições” é tradução de duas palavras gregas. A primeira, usada, Mt.24:21 e em Jo.16:33, é “thlipsis” (θλιψις), cujo significado é de “tribulação”, “aquilo que mói, que tritura”; a outra é “pathema” (πάθεμα), usada, em Rm.8:18, com algumas variações, cujo significado é de “sofrimento”. Ambas as palavras falam-nos, pois, de algo que se apresenta contra cada um de nós, que nos constrange, que nos abate, que nos faz sofrer.
Aprendemos neste texto que quando passamos por dificuldades ou momentos de aflição nos recorremos a Deus. Em toda a Bíblia nos vemos que o homem só busca a presença de Deus quando esta sendo afligido, quando enfrenta dificuldades. Mas compreendemos também que as dificuldades nos ajudam a amadurecer. Existem lições que só aprendemos nas dificuldades. E é somente através das dificuldades que nos adquirimos experiência com Deus.(JÓ 42.1-6)
SEJA QUAL FOR A DIFICULDADE QUE TIVER ENFRENTANDO, BATA NA PORTA CERTA E PROCURE A PESSOA CERTA. VÁ ATÉ JESUS.
2 – PARA DEUS OPERAR UM MILAGRE NÃO DEPENDE DE MUITA COISA. (vers. 2)
Deus sempre operou grandes milagres com coisas pequenas ou insignificante aos olhos humanos.
Deus quando abriu o mar vermelho para o povo de Israel passar usou um cajado (EXODO 14.15-22)
Quando Davi derrotou o Gigante de 3 metros chamado Golias ele usou uma pedra. (1 SAMUEL 17.22-52)
Quando Jesus alimentou 5 mil homens Ele usou 5 pães e dois peixinhos. (MATEUS 14.13-21)
Um pouco de azeite foi o suficiente para encher vários vasos. (2 REIS 4.1-7)
QUANDO VEMOS ESSES MILAGRES CHEGAMOS A CONCLUSÃO DE QUE O POUCO NA MÃO DO SENHOR SE TORNA MUITO QUE O PEQUENO SE TORNA GRANDE E O NADA É O SUFICIENTE PARA DEUS FAZER TUDO.
3 – DEUS OPERA O MILAGRE PROPORCIONAL A NOSSA FÉ. (VERS.3)
O milagre da multiplicação aconteceu de acordo com a quantidade de vasos emprestados. Deus opera de acordo com a nossa fé. Jesus disse aos seus discípulos: pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível (MATEUS 17.20). Os montes representam os nossos problemas, se tivermos fé os mesmo podem ser resolvido por Deus, O DEUS DO IMPOSSÍVEL. Não coloque impedimentos dizendo que não tem jeito, que esse problema é grande ou difícil demais para ser resolvido. Lembre-se da frase que diz: NÃO MOSTRE PARA DEUS O TAMANHO DO SEU PROBLEMA, MAS MOSTRE PARA O PROBLEMA O TAMANHO DO SEU DEUS.
4 – A FONTE DO MILAGRE É INESGOTAVEL. (VERS. 6)
O azeite parou, ou seja, não se acabou, enquanto houvesse vasilhas o milagre continuava acontecendo. O nosso Deus é Poderoso para operar um milagre na vida de cada um dos que estão lendo esta mensagem nesta hora. Enquanto houver alguém necessitado que recorrer ao Senhor, sempre vai haver um milagre.
(HEBREUS 13.8) “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.”
5 – NESTE MILAGRE HOUVE A PARTE HUMANA E A DIVINA.
Deus operou o milagre, mas a mulher precisou crer e obedecer a ordem do Profeta. Deus agiu em favor daquela mulher pois ela fez a sua parte. Precisamos aprender que aquilo que eu posso fazer, Deus não faz por mim.
Quando Jesus ressuscitou a Lazaro, Ele pediu que fosse tirado a pedra. Era algo que eles podiam fazer, então Jesus não o Fez.
PARA VOCÊ RECEBER O MILAGRE VOCÊ PRECISA FAZER A TUA PARTE. VOCÊ PRECISA APRESENTAR A SUA NECESSIDADE A DEUS E TIRAR DO TEU CORAÇÃO TODA A DUVIDA E CRER NO PODER DO SENHOR PARA LHE CONSEDER ESSE MILAGRE. SE DEUS NESTE MOMENTO LHE PEDIR ALGO NO TEU CORAÇÃO, LHE OBEDEÇA, POIS JÁ ESTA A PORTA O TEU MILAGRE.
DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE.
Fontes:
Bíblia de Estudo Explicada.
Bíblia de Estudo Macarthur.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
129 sermões esboçados Josué Gonçalves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário